Portal Financeiro
Você não está logado.
Para se logar, registre-se no site da ADVFN e clique no LOGIN

ACABOU A FESTA? E SE ACABAR… JÁ SABE O QUE VAI FAZER?

Começo este post com uma pergunta: Acabou a festa dos comprados? Não? Pode ser que sim? Não tem certeza? Nem eu. Simplesmente, pesando prós e contras, passei a acreditar que a festa pode estar acabando. Qual a importância disso? Quase nenhuma. A única coisa que importa é saber que a possibilidade existe e estar preparado para ela.

Há exatamente um ano e um dia, em 27 de outubro de 2008, O Ibovespa atingia sua mínima lá pelos 29 mil pontos, no ápice da crise do ano passado. Durante esses últimos doze meses, os ursos não deram mais as caras e o Ibovespa atingiu patamares inimagináveis há um ano até mesmo pelos analistas mais otimistas na época.

Quanto mais sobe, mais aumenta a probabilidade do mercado encontrar topo. E em minha opinião, as quedas recentes demonstram fortes indícios de que os ursos estão acordando e de que a festa dos comprados pode estar próxima do fim.

O que causou isso? IOF para estrangeiros? Dólar muito baixo? Bolha na economia? Ibovespa sobre comprado? Divergências de baixa?  Possibilidade de onda C ou onda 2 no Dow Jones (ambas trariam movimentos baixistas, a diferença é a intensidade)? Ou quem sabe, tudo isso junto? Difícil saber o que derrubou os mercados, nem é minha pretensão descobrir, mas o fato é que as bolsas estão caindo muito, principalmente no cenário nacional, o Ibovespa começou a ceder com uma velocidade assustadora e já são mais de 10% de queda desde o topo formado na semana passada, por isso, já existem bons indícios de que desta vez os ursos podem estar despertando.

Entre os principais indícios de baixa pela análise gráfica estão:

·         Ibovespa em região de sobre compras no gráfico semanal, com divergência de baixa no Histograma MACD;

·         Possibilidade do Dow Jones (também com divergência no MACD) lançar onda corretiva após o testar as retrações de Fibonacci e a LTB de seu gráfico semanal;

·         Pivots de baixa formados em praticamente todas as commodities – boa parte das empresas que compõem o Ibovespa tem forte relação com commodities – veja em: http://br.advfn.com/commodities; 

 

·         VIX, o índice de volatilidade, também conhecido como índice do medo, subiu hoje com força, muita força, + 12,4% - fechou em 27,91 e tem topo duplo como resistência nos 29,57, caso consiga romper, poderá piorar ainda mais a situação dos mercados – veja em: LINK AQUI;

·         Dólar depois de muito tempo em clara tendência de baixa formou fundo duplo e hoje rompeu último topo em 1,77, o que não é um bom sinal para o Ibovespa;

·         Estrangeiros vendendo, comecando a devolver o saldo positivo que acumularam durante o movimento de alta - LINK.

 

Por outro lado, como fatores positivos restam:

 

·         Ibovespa ainda não formou nenhum pivot de baixa, nem mesmo perdeu o último fundo em 59,6k, e apesar de não ter segurado a região de suporte entre as retrações de Fibonacci e a média exponencial de 21 períodos, tem suportes importantes a serem testados agora, imediatamente nos redondos 60k, último fundo em 59,6k, também há um topo do mês de agosto em 58,6k, e por fim, o suporte mais forte de todos em 55k, que é em minha opinião o suporte mais forte para o Ibovespa e caso seja perdido poderá acarretar em mais baixas no médio prazo;

·         Principais indicadores do Ibovespa começam a se aproximar de região sobre vendida no gráfico diário, o que pode gerar entrada de compradores no curto prazo (só não sabemos a intensidade dessa alta, pode vir um repique e voltar a cair ou ter a capacidade para superar o último topo e continuar o movimento altista);

·         Dow Jones também não formou pivot de baixa e está relativamente longe de fazê-lo, pois a última mínima está em 9430 pontos e ainda tem uma LTA de longo prazo a ser testada antes desse fundo (hoje em aproximadamente 9500 pontos).

 

Enfim, sabemos que correções são saudáveis para a manutenção de qualquer movimento de alta, mas o tamanho dessas correções pode preocupar os investidores, principalmente os de curto prazo, por isso, hora de ligar o alerta. Afinal, até que ponto caracteriza correção? E pode também ser inversão.

Em minha opinião, investidores de longo prazo, que operam no buy-and-hold deveriam se preocupar com as quedas a partir da perda dos 55 mil pontos (suporte mais forte que os atuais, onde está localizado um topo e dois fundos do último movimento de alta). Enquanto que os de curto prazo já deveriam estar preocupados com esta última correção e devem ficar atentos para a próxima alta para possivelmente desmontar posições compradas e até mesmo pensar em aluguel de ações para operar vendidos, principalmente no caso deste movimento de baixa chegar a perder o último fundo em 59,6k. Nesta situação, a próxima onda de alta (hipoteticamente um repique) abriria espaço para zerar posições compradas e abrir posições vendidas. Caso ocorra, será o final do estágio atual: “caiu-comprou”, e o início de um período: “subiu-vendeu”.

Pode ser que todos esses indícios de baixa sejam ignorados pelo mercado e mais um rallye comprador carregue o Ibovespa ao seu topo histórico ou muito próximo a isso, mas pesando os prós e contras, o momento não me parece favorável para isso, por isso, melhor deixar o alerta ligado.

Fica também um aviso: não deixe que seu emocional domine seus trades, ele tende a se manifestar mais fortemente nesses momentos, justamente os mais importantes. Por exemplo, decidir entre aceitar uma pequena perda ou correr o risco de arcar com um rombo na conta. Parece simples, na teoria, optar pela primeira. Mas nem sempre é tão simples, então planeje se, e não haverá espaço para o emocional “atrapalhar” sua tomada de decisões.

Por isso, não é hora para pânico, para ganância, nem esperança. É hora de analisar friamente as condições do mercado e tomar decisões de forma mais racional (o máximo que você conseguir). E mesmo que a festa não acabe agora, também não durará para sempre. Por isso, o conselho que deixo aqui é: prepare se para o pior, pois quando acontecer (agora ou não), já saberá o que fazer, como agir, planeje agora e saberá como agir racionalmente quando a bolsa cair de verdade.

Acredito que muita gente não conhece, mas se a bolsa cair, nem todos perdem, aliás, existem muitas formas de se defender das quedas e até mesmo ganhar com elas. Vendas alugadas, lançamentos coberto, travas de baixa, hedges… São apenas algumas das formas de você se defender ou ganhar com as quedas. Pode ser que o mercado não caia agora, mas e se cair? Você já se planejou para esta hipótese? Se ainda não o fez, não perca tempo. Faça isso agora e saiba proteger seu capital quando as quedas ocorrerem. Esteja pronto!

Um abraço a todos.

Walber Neto

P.S.: este texto apresenta apenas minha opinião, o espaço é democrático, todos estão livres para argumentar, debater, concordar ou discordar.

P.S.2: setups de compra estão suspensos no blog até que o cenário de alta seja restabelecido. Caso não seja, setups de venda alugada poderão surgir nas próximas semanas.

 

22 Comentários »

  1. Reynaldo Said,

    Outubro 29, 2009 @ 10:25 am

    Olá Walber,

    Embora eu não seja um especialista, penso que sua análise faz sentido.

    Parabéns ! ! !

    Reynaldo

  2. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 11:00 am

    Obrigado Reynaldo. ‘
    Fico feliz que tenha gostado da análise, e não se esqueça de se planejar para uma eventual condição adversa do mercado.
    O mercado de tempos em tempos acaba preparando algumas surpresas e os que não se planejam para elas são os que costumam amargar as maiores perdas nesses períodos.

    Um abraço.

    Walber Neto

  3. Osmar Rizzato Said,

    Outubro 29, 2009 @ 11:03 am

    Grande mestre Walber

    Excelente a sua abordagem sobre o tema - ACABOU A FESTA?

    Parabéns e muito sucesso!

    Osmar

  4. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 11:37 am

    Boa tarde Osmar.

    Agradeço o elogio.
    Para vc tbm, muito sucesso no planejamento e execução de seus trades!

    Um abraço.

    Walber Neto.

  5. Maurício Catozzi Said,

    Outubro 29, 2009 @ 11:38 am

    Olá Walter,

    Possuo investimentos em uma instituição financeira (previdencia privada) com 70% renda fixa e 30% variável. Assim como estou exposto ao risco, em sua opinião a instituições estão preparadas para dar maior segurança ao investidor.

    Abraços,

    Maurício.

  6. Rene Sanches Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:01 pm

    Walber, muito lucida a sua análise e apenas para acrescentar, o pico do ibovespa foi alcançado depois de uma escalada que levou mais de 3 anos e depois da queda forte no ano passado observo que em apenas 10 meses já estamos muito próximo a ela! me parece uma alta muito forte para pouco tempo, algo insustentável, ” para escalar as grandes montanhas é melhor ir devagar, ir parando, porque senão cansamos e podemos cair feio”

  7. tfsampaio Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:20 pm

    Boa !
    Acho que estamos todos interessados no tema, como não podemos ter certeza de nada no mercado, estas análises são de grande valia , pois orientam e informam.

    Thales Sampaio.

  8. marcoswfs Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:34 pm

    Olá Walber!

    Embora também não seja especialista concordo com seu raciocínio, pois mesmo a tendência, seja de alta ou baixa, sofrem influência pelos topos históricos ou fundos, ou ainda são puxados por dados da economia real, assim mais hora menos hora ou a festa ou o pânico acabam, e olha que a bovespa já está com bastante gordura pra queimar! Por isso é momento de cautela!

    Na verdade acredito que tais distorções são criadas pelo olhar míope do mercado ou por quem nele opera!

    Boa Sorte! Parabéns pelo artigo!

    Marcos Wagner

  9. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:39 pm

    Olá Mauricio

    Entendo sua preocupação. Previdência tende a focar mais o longo prazo, então, ao meu ver, não é motivo para tanta preocupação, ao menos por enquanto ainda não.
    Na verdade eu sou mais operador de curto a médio prazo (swing trader). Por isso, acredito que vc só deve se preocupar de verdade, caso o Ibovespa perca o maior dos suportes (55 mil pontos).
    Os investidores institucionais, bancos e corretoras, tem uma “vantagem” no mínimo questionável em relação a investidores individuais, pq ao mesmo tempo em que possuem mais capital e conseguem diversificar seus investimentos sem grandes problemas, o fato de possuirem mais capital, torna um pouco mais difícil de realizar grandes manobras (incluindo desmontar uma posição comprada), o que para um investidor pessoa física é muito mais cômodo, até em função do menor valor de capital envolvido na operação.
    Consequentemente, em grandes movimentos de baixa, os investidores institucionais (de uma forma geral) não conseguem manter rendimentos muito bons em grandes quedas da bolsa, por isso, se verificar que o Dow Jones começar a lançar onda de baixa e o Ibovespa perder os 55 mil pontos, talvez seja uma boa abrir mão de renda variável, até que o mercado faça fundo novamente e volte a subir.

    Se precisar de algum esclarecimento um pouco maior, fique a vontade em perguntar.

    Um abraço.

    Walber Neto.

  10. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:47 pm

    Rene

    Obrigado e historicamente é importante lembrar que alta volatilidade não costuma ser muito favorável em movimentos altistas, se quiser dá uma olhada nesse estudo que fiz há algum tempo, fala exatamente isso que vc colocou, apresentando dados estatísticos, talvez vc se interesse: http://ideiasdetrades.blogs.advfn.com/2009/06/26/volatilidade-x-rendimento-do-ibovespa-%e2%80%93-parte-ii/

    Um abraço e valeu pela participação.

    Walber Neto.

  11. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:48 pm

    Valeu Thales, obrigado.

    Sempre que se interessar acesse o blog e sinta se a vontade também para pedir análises ou explicações quando precisar.

    Um abraço.

    Walber Neto

  12. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 12:57 pm

    Marcos

    Principalmente nos momentos de grande euforia ou pânico geral, os poucos que se planejam e se antecipam à multidão tendem a se destacar quando enxergam essas distorções antes de uma grande maioria. É verdade que não é tão fácil, precisa fugir um pouco do senso comum, que hj ainda é de euforia, mas é bom ficar ligado, pois o momento é de euforia até quando? E até quanto?
    O estudo é para alertar sobre a possibilidade de que este momento pode, apenas pode (pois não tenho certeza de nada) estar mais próximo do que se imaginava antes.
    Fico feliz que tenha gostado e entendido a mensagem.

    Um abraço.

    Walber Neto.

  13. helderbqi Said,

    Outubro 29, 2009 @ 1:38 pm

    Eu acho que você está errado. Acredito em 85k no meio do ano que vem.

  14. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 1:55 pm

    Pode ser sim Helder.

    É válida a tua opinião, fundamentando um pouco mais, fim de ano e ano de eleição a bolsa não costuma cair (estudos estatísticos, historicamente falando).
    Mas continuo acreditando mais na Teoria de Elliott prevalece e lança a possibilidade de onda C ou onda 2 no Dow Jones (tomara que seja uma 2, que é bem menos intensa). Se isso se confirmar, pode ter fim de ano, eleição, que não sustenta, se cair muito lá, derruba aqui tb.
    Pesando os dois lados, prefiro ficar um pouquinho cauteloso, líquido agora e deixar o mercado decidir o que vai fazer e operar para o lado certo. Aliás, vai ter muita gente que vai gostar (inclusive eu) caso vc esteja certo. Ainda assim, aguardo um pouco de fora, até uma definição mais consistente.

    Obrigado pela participação.
    Um abraço.

    Walber Neto.

  15. Antonio Carlos R. Serrano Said,

    Outubro 29, 2009 @ 2:08 pm

    Sou investidor fundamentalista, não confio na análise gráfica. Para mim, ela se parece muito com a previsão do tempo que vemos na TV… Prova disso é que a Bovespa hoje está subindo 4,5%! Mas é muito bom que cada uma possa dar a sua opinião sobre o mercado.
    Abraço

  16. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 2:15 pm

    Com certeza Antonio, espaço é bem democrático.

    Mas mesmo com os 4.5% prefiro esperar um pouco mais para ver se essa alta de hoje terá sustentação antes de recomprar algum ativo, aliás, acabei de me desfazer de minha carteira, fiquei líquido e vou esperar para operar do lado certo da tendência (opero curto prazo).
    Um conselho: não deixe de utilizar manejo de capital e gerenciamento de risco só pq não gosta de análise gráfica, em minha opinião, são essenciais para o sucesso do trader no longo prazo.

    Um abraço e sucesso nos trades.

    Walber Neto.

  17. Daniel Gonçalves Said,

    Outubro 29, 2009 @ 2:17 pm

    Parabéns pelo artigo e pelas dicas

  18. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 2:19 pm

    Valeu Daniel.

    Que bom que gostou.
    Um abraço.

    Walber Neto.

  19. trader167 Said,

    Outubro 29, 2009 @ 3:35 pm

    Apesar de olhar mais os fundamentos das empresas, antes de investir sempre olho os gráficos. Os gráficos nos dão uma visão bastante completa do comportamento das ações das empresas, só precisa (o que não é pouca coisa) de conhecimentos tecnicos para enxerga-lo.
    E realmente não precisa ser nenhum grande grafista para ver que uma
    grande realização estava por vir.
    Parabens pela analise livre e isenta que v fez.
    Edison

  20. walberneto Said,

    Outubro 29, 2009 @ 4:13 pm

    Valeu Edison.
    Obrigado pelo elogio e vamos acompanhar para ver se essa nova onda de alta confirma apenas um repique e um pivot de baixa é formado. Apesar da alta de hoje, mercado muito volátil, prefiro ficar de fora e só observar, pelo menos por enquanto.
    Um abraço.
    Walber Neto.

  21. jOTAPÊ Said,

    Outubro 29, 2009 @ 11:18 pm

    E essa alta de ontem, hein!
    Estou sempre ligado na bolsa, mas sou dos cautelosos, por isso já caíra fora dias antes do débaclè recente, antes mesmo da taxação do dólar, porque sentia que a bolha estava próxima de estourar. Claro que não esperava tamanha (de rápida) queda como a de anteontem, mas minha intuição era de que estava na hora de realizações de lucro, pelo que eu esperava ansioso para poder retornar no momento em que sentisse que parasse de cair.
    Ontem me faltou coragem,. Era entrar, pegar uns 5% no day trade. Mas ficava sempre achando que a alta se reverteria. Hoje é dia de ter mais medo do que ontem.

  22. walberneto Said,

    Outubro 30, 2009 @ 8:56 am

    Jotapê

    Alta forte me pegou de surpresa, mas estou líquido e nem fiquei aguçado para comprar nada, aliás, aproveitei para me desfazer da última posição em CCRO3.
    Acredito que essa volatilidade muito alta é bem mais a cara de vendidos no comando para o curto e médio prazos.
    Se o DJI lançar onda C ou onda 2 para baixo, aí sim amigo, vamos muito para baixo e penso na possibilidade de abrir posições vendido. Ainda não tenho certeza que a queda foi “só” aqueles 10%. Por isso, é bom ficar ligado agora.

    Um abraço.
    Walber Neto.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Comment

63192 páginas visualizadas, 43 hoje
42785 visitas, 31 hoje